sábado, 11 de abril de 2015

O FAROL DA FAROLÂNDIA ( O PRIMEIRO DE ARACAJU ) OU DA UNIT - UMA HISTÓRIA

O ANTIGO FAROL DE ARACAJU, HOJE CONHECIDO COMO " O FAROL DA UNIT ".


Inaugurado em 1861, com 35 metros de altura o Farol de Aracaju.

Era característico da época os coqueirais e as dunas de areia.

Em 1881, a atalaia de madeira ameaçou ruir. O diretor de Faróis, capitão-tenente Pedro Benjamim Lima, solicitou a substituição por uma torre de cantaria ou alvenaria com 25 metros de altura. O pedido não foi atendido.

Em 27 de março de 1884 um incêndio consumiu a sentinela. No mesmo ano foi providenciada uma torre provisória que funcionou até 1886, quando teve início a construção de uma torre metálica que receberia um aparelho luminoso, ambos (ferro e equipamentos) oriundos da França. 

A nova estrutura foi inaugurada no dia 7 de setembro de 1888. O farol consistia numa torre metálica de forma trocônica sob esteios de rosca (sistema Mitchel), tendo na base a casa dos faroleiros e no cume um aparelho lenticular que utilizava o querosene como fonte de energia. 

A luz branca cintilante poderia ser vista a 17 milhas da costa em tempo claro.A construção do farol foi confiada ao mecânico Vitor Alinquat. Esse farol foi desativado em 16 de julho de 1991, quando foi aceso o novo farol de Aracaju na Coroa do Meio, em 12 de julho de 1991. 

Durante o intervalo de 4 dias foi instalada uma lanterna de emergência para que o equipamento fosse transferido do velho, para o novo farol.
O atual farol da Coroa do Meio funciona com uma lâmpada elétrica de


2002

 
220V / 1.000W, adaptada no antigo aparelho lenticular, adquirido na França em 1886.

O estado de deterioração já estava em estado avançado.

Faixa no Farol pedindo sua restauração pelo governo do estado.

Após uma restauração, o Antigo Farol de Aracaju, está quase pronto para receber seus turistas, faltando apenas a urbanização da praça ao redor do...

 ...símbolo, que foi o primeiro da cidade construído em torre de madeira a pedido do então presidente, Inácio Barbosa. 
O objetivo da obra era orientar as embarcações que chegavam à foz do Rio Sergipe. 
 Um incêndio posterior destruiu o monumento, reativado em 1888 em estrutura de ferro, mantida até hoje.

Ele foi tombado pelo Estado em 1995. Ao redor do farol, que se encontra 55 metros acima do nível do mar, será integrada, em breve, uma área de lazer com estacionamento, passeios, espelho d´água, iluminação, acesso para carros e paisagismo. A praça pública, sem horário de funcionamento ou pagamento de visita, está prevista para ficar pronta em dezembro de 2008. 

FONTE DOS TEXTOS
http://www.skyscrapercity.com/(Na íntegra)
http://www.guiadasemana.com.br/(Na íntegra)

FONTE DAS IMAGENS
Acervo da Secretaria de Estado do Turismo de Sergipe/ André Moreira
http://www.skyscrapercity.com/
Jornal de Sergipe Cartão Postal de Aracaju.
http://www.institutomarcelodeda.com.br/
Postal do Blog Antiguidade Coleções e Artes de Waldemar Neto.
antiguidadecolecoeseartes.blogspot.com.br
http://wikimapia.org/
http://conhecendocesad.blogspot.com.br/

10 comentários:

  1. Conheci o Farol de Aracaju em fevereiro de 2017. Fiquei impressionado com a estrutura que veio da França, mas triste com o descaso e abandono deste equipamento. POVO SEM MEMÓRIA E RESPEITO A SUA HISTÓRIA, CERTAMENTE, SOFRERÃO OS HORRORES DA VIOLÊNCIA E IGNORÂNCIA GENERALIZADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais respeito com esse povo professor

      Excluir
    2. Cadê o respeito? Não é apenas em Aracaju que existe a degradação de monumento antigos, em belo horizonte um ponto turístico, como a lagoa da Pampulha, virou um esgoto horrendo e nem por isso desejo o mal para ninguém, ou até mesmo para a população de um estado por completo.

      Excluir
  2. Ignorância generalizada implantada na sua mente, só pode. Na condição de professor deveria pensar antes de postar um comentário tecendo críticas ao povo de uma cidade que visitou. Todo o Brasil sofre com a negligência cultural e histórica que parte desde seus governantes até a população.
    Portanto, saliento que essa "virtude" não é unicamente desse povo.
    Recomendo cautela.

    ResponderExcluir
  3. Entendo que o professor ao fazer o comentário referiu ao descaso de obras históricas. Realmente a falta de respeito dos políticos não é especificamente de aracaju - sergipe e sim o Brasil todo. Moramos em um dos países mais corruptos, onde os políticos so pensam em si, ganham salários enormes com todas as regalias, sao políticos mais bem pago do mundo, entram no poder para roubar e corromper. Da vergonha morar em um país desse. Só fiscalizar e ver onde mora um parlamentar. Isso é uma vergonha!!!

    ResponderExcluir
  4. Que bosa tudo isso.
    Sempre a mesma coisa...

    ResponderExcluir
  5. Não vejo desrespeito com o povo. Vejo um alerta, um aviso. Duro, mais ainda assim um aviso. Tipo pai no filho. Sou nascido e criado no Augusto Franco. Conheço bem esse farol e o histórico de descaso não apenas com esse patrimônio, mas com vários outros por todo o estado. Faço minhas a palavra do Professor.

    ResponderExcluir
  6. Professor deve está se referindo ao Rio de Janeiro. Descaso total com a ex cidade maravilhosa. Bandidagem no comando.

    ResponderExcluir