quinta-feira, 27 de julho de 2017

NA ÉPOCA DOS TO TO TÓS!

NA ÉPOCA DOS TO TO TÓS!

Lembro-me que ao chegar em Aracaju, pensava que o Rio Sergipe era ...
... o Rio São Francisco. Eram os doces dias do verão de fevereiro de 1970. Vindo de Maceió, acabara de fazer a travessia do velho Chico desembarcando em Propriá.


Como toda criança, meu universo era pequeno, mas par mim, o Rio 

Sergipe era um Gigante. Como vencer tal barreira sem uma ponte?

Nos idos de 1972, descobri um barquinho conhecido pelo seu cheiro...
(de combustível), pelo seu balançar e pelo som, que não cansava de sair ...
de seus frágeis motores: tó, tó, tó, tó. Fazia minha primeira... 
...travessia Aracaju/Atalaia Nova, à época, um povoado. Que emoção! 
Não existia Cais, Porto ou algo semelhante, apenas uma rampa de ...
... madeira claudicante que inclinava conforme a pisada.
Esse tipo de transporte também abastecia a Barra dos Coqueiros com...
...todo tipo de mercadorias. Achava estranho tantos pneus sem rodas...
... nas laterais dos barcos, para que serviam? e um homem que caminhava por cima do barco, com uma longa vara? Mas depois eu descobri. Saudades dos meus TO TO TÓS!

FONTE DAS IMAGENS  

Jornal de Sergipe
Arquivo da Prefeitura Municipal de Aracaju  

FONTE DOS TEXTOS

Professor Eudo Robson

Nenhum comentário:

Postar um comentário